1º Trim. 2013 - JUVENIS - Lição 1: Que livro!


1º Trim. 2013 - JUVENIS - Lição 1: Que livro!
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
1º Trimestre de 2013
Tema: A ATUALIDADE DA MENSAGEM DA BÍBLIA
COMENTARISTA: Ciro Sanches Zibordi

LIÇÃO 1 - QUE LIVRO!

TEXTO BÍBLICO (Sl. 1) 

ENFOQUE BÍBLICO
“Buscai no livro do SENHOR, e lede...” (Is 34.16 a)

OBJETIVOS
Ensinar que a Bíblia é o livro, superior a qualquer obra, pois foi inspirada por Deus (Sl 138.2)
Convencer os alunos de que a leitura da Bíblia é imprescindível porque alimenta a nossa alma e o nosso espírito (Mt 4.4)
Demonstrar, através de exemplos, por que a mensagem da Bíblia Sagrada tem sido preservada por Deus (Is 55.10,11), apesar de tantos ataques do adversário.

 INTRODUÇÃO
“A doutrina de um Deus pessoal interferindo com os eventos naturais nunca poderá ser refutada (…) pela ciência, pois essa doutrina pode sempre se refugiar naqueles domínios nos quais o conhecimento científico ainda não foi capaz de pôr o pé.” Albert Einstein
“Creio eu na Bíblia, o livro do Senhor,
Pois de Jesus Cristo mostra o doce amor;
Todos meus pecados apagados estão,
Paz e gozo tenho em meu coração.
Creio eu na Bíblia, livro de meu Deus;
Para mim a Bíblia é o maná dos céus!
Mostra-me o caminho para o lar celestial;
Acho eu na Bíblia, graça divinal!
Creio eu na Bíblia, ensina-me a cantar
Cantos de vitória, e de amor sem par;
Lindas melodias, eu cantando vou,
Porque redimido pelo sangue estou!
Só a santa Bíblia a santidade dá,
Este dom de Cristo, prometido já;
Todos os que buscam plena salvação,
Estas bênçãos, só em Cristo, acharão.
Lemos hoje a Bíblia p'ra todo o pecador,
Para que encontre Cristo, o Salvador;
Sendo sua vida, livre de pecar,
O divino livro, ele vai honrar!” (HC – PLM
)

BÍBLIA, LIVRO INSPIRADO POR DEUS
Você conhece algum livro antigo que tenha a mesma infalibilidade da Bíblia? Talvez você já tenha ouvido a famosa frase dos céticos: “papel aceita tudo”. Quem sabe até mesmo já tenha passado pela sua cabeça, será mesmo verdade, tudo o que está escrito na Bíblia? Qual a diferença entre a Bíblia e os demais livros? Nosso objetivo nesta lição é provar que a Bíblia é superior a qualquer obra.
Algumas obras são de grande valor e por essa razão tem atravessado séculos, mas a preservação é apenas o nome do autor e alguns de seus pensamentos ou um fato histórico. Devido ao hiato de tempo, muitas mudanças culturais aconteceram com isto o pensamento do autor se perde nas diversas culturas existentes. Um determinado autor não consegue transculturar para centenas de anos, ou milênios, uma vez que o mesmo esteja impossibilitado pela falência humana. Qual a razão da Bíblia ter atravessado séculos e ser mais atual que o jornal de amanhã? 

A Bíblia é uma obra escrita por mais de quarenta autores, de diversas profissões, uns iletrados e outros de muita cultura, com estilos diferentes, como: poetas, historiadores, cronistas, biográficos, homens da lavoura, da pescaria, dos palácios, vaqueiro etc... São sessenta e seis livros de épocas diferentes, tratando do mesmo assunto, sem que nenhum escritor tenha tido contatos um com o outro. Sua composição total leva um período aproximado de dezesseis séculos, como podemos dizer que ela é atual? Já se passaram quase dois milênios e o livro dos livros é a Bíblia.

Qual a razão da Bíblia ser superior? É um livro funcional, sua primeira função é revelar Deus aos seres humanos. Num segundo momento é revelar a verdade não conhecida antes, em terceiro lugar a Bíblia leva as pessoas a ter comunhão com Deus. A revelação de Deus a nós vem de diversas maneiras, podemos citar algumas como: a natureza, tudo o que vemos ao nosso redor, como os animais, as árvores, arbustos, flores etc... Outro fator importante pelo qual Deus nos dá a revelar através da Bíblia é a história, contada dos reinos já existentes, embora não seja um livro de historia, assim como povos e acontecimentos relatados antes de acontecer.

O que torna a Bíblia um livro diferente é a inspiração divina, a influencia e o poder do Espírito Santo que veio sobre os escritores. A unção que veio sobre cada um deles os capacitou a escrever com exatidão (2Tm 3.16,17). A origem da Bíblia esta em Deus, que inspirando os escritores trouxe a existência a sua Palavra. A Bíblia não é um livro em que os escritores escreviam as suas idéias, eles tiveram seus estilos literários respeitados (2Pe 1.20,21). Há no livro cerca de 3800 vezes os termos: “Assim diz o Senhor” , “O Senhor tem dito”, “Veio a mim a Palavra do Senhor”, isto no Antigo Testamento.
Há varias teorias sobre a inspiração, como a da Inspiração Natural negando que haja algo sobrenatural, comparando a Bíblia a qualquer outra obra de arte. Os da Inspiração Parcial, que acredita haver algumas partes da Bíblia são inspiradas por Deus e outras não. A teoria do ditado sustenta que os escritores eram apenas secretários, Deus ditou e eles escreveram. Acreditamos que a Inspiração Plena, seja a ideal, toda a Bíblia é produto da inspiração de Deus. Os escritores foram guiados pela inspiração divina de tal modo que Deus conseguiu comunicar exatamente o que ele queria. 

POR QUE E PARA QUE LER A BÍBLIA?
Porque ler a Bíblia? Primeiro ela é o manual do cristão, não há como o crente trabalhar sem ela. Em segundo lugar a Bíblia é o alimento da alma (Mt 4.4; Jr 15.16), não há crescimento espiritual, sem que haja alimentação adequada. Em  terceiro lugar a Palavra de Deus é instrumento de uso do Espírito Santo, um crente vazio, não serve para o serviço de Deus.
Outra razão da necessidade das Escrituras é para o enriquecimento da vida cristã, não há como ler a Bíblia e entende-la somente pela capacidade intelectual. A riqueza da Bíblia é a formação do caráter, assim como a formação da vida cristã. Toda a diretriz de conduta e a formação do caráter, os princípios que modelam nossa vida devem proceder das Escrituras.

Que outro livro poderia mudar a vida de um vil pecador? Inúmeras vidas desequilibradas que se chegam a Deus através da Palavra, são milagrosamente mudadas e reajustadas. Passam a viver em sociedade de modo digno e honesto, conforme a revelação vai acontecendo. Tudo o que o homem precisa fazer é: adquirir uma Bíblia e pela fé crer no seu autor é Deus, seu interprete é o Espírito Santo e o tema central é Jesus.

Para que ler este livro? Alguns procuram apenas conhecê-lo de modo intelectual, outros para alguns debates. O crente precisa ler para responder aos que pedem a razão da esperança que nele há (1Pe 3.15). Faz do obreiro aprovado apto para manejar a Palavra da Verdade (2Tm 2.15). Ainda podemos dizer que acrescenta a fé do crente e da luz e entendimento a todos os que com simplicidade procurar entender.   

A PRESERVAÇÃO DA MENSAGEM BÍBLICA E OS ATAQUES DO ADVERSÁRIO.
Que livro! O Antigo testamento foi escrito em Hebraico, idioma oficial dos judeus, já o Novo Testamento foi escrito em Grego, não o clássico, mas num dialeto popular denominado “koiné”, onde todos podiam entender. A Bíblia a principio não era assim como  temos hoje, encadernada, pequena e fácil de manuseio. Eram rolos de pergaminho (pele de animais) ou papiro (planta encontrada a beira dos rios). As folhas mediam em media 65 centímetros de altura e 55 de largura. Entre os séculos II e o XV, foram preparados cerca de quatro mil manuscritos da Bíblia.
Como esse livro chegou até nós? Para evitar que os pergaminhos fossem mutilados ou viesse a acontecer algo espúrio, os judeus tinham por costumes enterrar suas escrituras. Assim mesmo muitos pergaminhos foram destruídos por reis idolatras, por exemplo, o Antíoco Epífanes, (rei da Siria 175-164 a.C), propôs exterminar com a nação judaica e conseqüentemente com a religião destruindo todas as copias que encontrou das Sagradas Escrituras. 

Diocleciano imperador Romano (284-305 d.C), destruiu todas as copias que pode encontrar  dez anos durou esta perseguição. Foi uma varredura total por todo o Império,  ele chegou a pensar que tivesse destruído todos os exemplares da Bíblia, que mandou cunhar uma moeda comemorando a vitória. Foram tantas perseguições e ainda há o mundo fechado e comandado por comunistas, como a China, Coréia do Norte, onde cristãos são perseguidos e Bíblias são destruídas. Os países islâmicos também a perseguem de forma cruel. Todavia o livro mais distribuído no mundo continua sendo a Bíblia e o mais lido, um verdadeiro mistério, apenas compreendido pela fé em Deus.

É possível encontrar a Bíblia completa ou em porções, em mais de 2.400 línguas diferentes (WWW.sbb.org.br/interna.asp?areaID=40). Hoje  temos versões importantes em diversas partes do mundo, na Europa as mais principais versões inglesas são:
a)      Versão Autorizada ou Versão do Rei Tiago – publicada em 1611 é a favorita do povo de fala inglesa, por mais de trezentos anos ocupa o primeiro lugar.
b)      A Versão Revisada – feita por um grupo de sábios ingleses e norte-americanos.
c)      Versão revisada Americana – texto preferido pelos norte-americanos.
d)     Versão Padrão Revisada – preparada nos Estados Unidos, embora feita por renomados teólogos, é vista com certa desconfiança.

Outras línguas também têm as suas versões como os alemães, franceses, espanhóis e etc... Mas vamos mostrar as versões em Português:
a)      Versão de Almeida – por João Ferreira d`Almeida
b)      Versão de Figueiredo – por Padre Antonio Pereira de Figueiredo
c)      Tradução Brasileira – por vultos brasileiros como: Antonio Trajano; Eduardo Carlos Pereira e Hipólito de Oliveira Campos.
d)     Versão Rhoden – somente o Novo Testamento
e)      Versão de matos Soares – traduzida por um padre brasileiro.
Por mais ataques que tenha sofrido, a Bíblia tem atravessado séculos.


CONCLUSÃO
Não existe em nenhuma biblioteca no mundo um livro tão importante quanto a Bíblia, que em todo o Antigo Testamento, trata da preparação para o nascimento de Cristo. Nos Evangelhos, Cristo é visto encarnado e vivendo entre o povo e morto na cruz do calvário. As epistolas traduzem a doutrina de Cristo e no ultimo livro que é o Apocalipse ele trata da consumação de todas as coisas.
Um livro que tem como tema a pessoa de Jesus Cristo como segue:
Genesis – Jesus é o descendente da mulher
Êxodo – Jesus é o Cordeiro Pascal
Levitico – Jesus é o Sacrifício Expiatório.
Números – Jesus é a Rocha Ferida
Deuteronômio – Jesus é o Profeta
Josué – Jesus é o Capitão dos Exércitos do Senhor
Juízes – Jesus é o Libertador
Rute – Jesus é o Parente Remidor
Reis e Crônicas -  Jesus é o Rei Prometido
Ester – Jesus é o Advogado
Jó – Jesus é o Redentor que vive
Salmos – Jesus é o socorro e alegria
Provérbios – Jesus é a Sabedoria de Deus
Cantares de Salomão – Jesus é o Nosso Amado
Eclesiastes – Jesus é o Alvo verdadeiro
Nos Profetas – Jesus é o Messias Prometido
Nos Evangelhos – Jesus é o Salvador do mundo
Atos – Jesus é o Cristo ressurgido e Poderoso
Nas Epistolas – Jesus é a Cabeça da Igreja
Apocalipse – Jesus é o Alfa e o Omega, o Cristo que volta para reinar


fonte:portalebd.com.br

Comentários