Escola Bíblica


Uma Igreja Verdadeiramente Próspera - Francisco A. Barbosa

TEXTO ÁUREO
“E, a todos quantos andarem conforme esta regra, paz* e misericórdia** sobre eles e sobre o Israel de Deus” (Gl 6.16).
*Strong 1515: - eirene: paz (literal ou figurado); (por implicação) prosperidade: - paz, quietude, repouso, + retornar à unidade. Paz, mais especificamente em sentido civil, o oposto de guerra e dissensão (Lc 14.32; At 12.20; Ap 6.4). Paz com o significado de saúde, bem-estar, prosperidade, todas as formas de bem.
**Strong 1656: - eleos: compaixão (humana ou divina, especialmente de modo ativo):-(+terna) misericórdia.
Israel de Deus. Este termo se refere a todo o povo de Deus debaixo do novo concerto, i.e., todos os salvos, tanto judeus como gentios. Isto quer dizer que todos que pela “cruz de nosso Senhor Jesus Cristo” estão crucificados para o mundo (v.14) e se tornam “nova criatura” (v. 15), constituem-se no verdadeiro “Israel de Deus” (cf Rm 2.28,29; 9.7,8; Ef 2.14-22; Fp 3.3; 1Pe 2.9). [1]
_____________________________________
[1] Bíblia de Estudo Pentecostal, 1995 por Life Publishers, Deerfield, Flórida-EUA;Nota Textual Gálatas 6.16; p. 1804.
VERDADE PRÁTICA
A Igreja prospera quando cumpre integralmente a missão que lhe confiou o Senhor.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 2.11-13; Romanos 11.1-5.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:· Analisar alguns aspectos do povo de Deus na Velha e na Nova Aliança;· Compreender qual é a verdadeira natureza da Igreja; e· Conscientizar-se de que a Igreja tem como missão a adoração, a instrução, a edificação e a proclamação.
PALAVRA CHAVE
Igreja: Organismo místico composto por todos os que, pela fé, aceitaram a Jesus como único e suficiente Salvador, e têm a Palavra de Deus como única regra de fé e conduta.
COMENTÁRIO
(I. Introdução)
“O Israel de Deus”.- Essa locução pode designar o povo de Deus recentemente constituído, cuja marca distintiva é o Espírito Santo e não a circuncisão. Todos aqueles que crêem em Cristo são o Israel de Deus. Gálatas 3.29 diz que “E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa”. A Igreja é apresentada nas Escrituras como o povo de Deus (1Co 1.2; 10.32; 1Pe 2.4-10), o agrupamento dos crentes redimidos como fruto da morte de Cristo (1Pe 1.18,19). Assim como a nação de Israel, é um povo peregrino que já não pertence a esta terra (Hb 13.12-14), cujo primeiro dever é viver e cultivar uma comunhão real e pessoal com Deus (1Pe 2.5). Que fique gravado na mente e no coração de nossos alunos que a missão principal da Igreja é representar a Deus perante todos os povos com o Evangelho de Cristo. Boa aula! Clique aqui para ler o texto completo »